Procuradoria Especial da Mulher

MAPA DO SITE |

ACESSIBILIDADE

| ADMINISTRATIVO

DÚVIDAS FREQUÊNTES

É um órgão da Câmara Municipal que tem o objetivo proteger os direitos das mulheres, principalmente contra a violência e discriminação, orientando sobre direitos da mulher, informações sobre formação profissional e política .

 
A Procuradoria da Mulher poderá receber denúncias, examinar as informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes; assim como fiscalizar a execução de programas da Prefeitura, que visem a igualdade de gênero, campanhas educativas e antidiscriminatórias; firmar parcerias nacionais e internacionais, além de promover pesquisas, palestras e estudos sobre violência e discriminação

– Assessoria Jurídica; – Assistência Social; – Psicologia.

Toda cidadã residente no Município de Reriutaba

A violência provocada por parceiro íntimo é definida como qualquer comportamento no âmbito de uma relação íntima que cause danos físicos, sexuais, psicológicos e comportamentos controladores, durante ou após o término de uma relação (OMS, 2012).

A violência contra a mulher constitui qualquer ação ou conduta baseada no gênero que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público, como no privado (Convenção de Belém do Pará, 1994).

 

A violência física é qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher. Inclui atos como tapas, socos, chutes e espancamentos (Política Nacional de enfrentamento à violência contra a Mulher, 2011).

É a ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule o limite da vontade pessoal. Constituem violência como relações sexuais forçadas e outras formas de coerção sexual (Política Nacional de enfrentamento à violência contra a Mulher, 2011).